Cirurgia vs. Angioplastia em diabéticos com múltiplos vasos

Título original: Revascularization in diabetics with multivessel disease: a population-based evaluation of outcomes. Apresentador: Ramanathan K.

Os dados do mundo real respaldam o papel da cirurgia de bypass sobre a angioplastia em pacientes diabéticos com doença de múltiplos vasos. Segundo uma análise de dois registros canadenses, a angioplastia continua sendo, no entanto, uma opção comum para essa população de pacientes.

Extraindo dados de 2 registros da Colúmbia Britânica, os pesquisadores analisaramentre outubro de 2007 e janeiro de 2014, 4.819 pacientes com diabetes e enfermidade de múltiplos vasos, dos quais 2.888 receberam angioplastia e 1.931 cirurgia.

Os riscos ajustados a 30 dias da maioria de eventos adversos foram menores com a cirurgia, com exceção do risco de AVC, que foi menor com a angioplastia. Apesar disso, todos os desfechos a longo prazo (aos 5 anos) foram favoráveis à cirurgia.

Isolando os resultados conforme o diagnóstico, observou-se um maior benefício em termos de mortalidade por todas as causas, infarto não fatais e AVC não fatais com a cirurgia que com a angioplastia em pacientes com síndromes coronárias agudas estabilizados (4,4% vs. 8,3%; P < 0,01) que naqueles com cardiopatia isquêmica estável aos 30 dias (1,5% vs. 2,3%; P = 0,30; P para a interação< 0.01). O benefício a longo prazo da cirurgia sobre a angioplastia (31 dias – 5 anos) foi similar para ambos os diagnósticos (P<0,01 para ambos).

*

Top