8 de junho de 2016

Rio de Janeiro, 8 de Junho.

homenagem sousaOficialmente inicia-se o Congresso Solaci/SBHCI 2016, o maior encontro de cardiologia intervencionista da América Latina, com a participação de mais de 1500 inscritos. A abertura do congresso foi realizada pelo Presidente Marcelo José de Carvalho Cantarelli, seguida por uma homenagem ao Dr. Jose Eduardo Sousa, que há exatos 50 anos realizou a primeira coronariografia no Brasil.

Após o merecido reconhecimento, o próprio Dr. Sosa anunciou o professor Patrick W. Serruys para proferir a primeira palestra intitulada “Coronary Artery Disease: From Prevention to Preventive PCI” no qual foi abordada a evolução do conhecimento da aterosclerose, bem como o impacto clínico da considerável redução de LDL com os atuais inibidores PCSK9. Citou os es estudos randomizados  em andamento, com o objetivo de avaliar desfechos clínicos somando 70.000 pacientes (FOURIER NCT01764633, ODYSSEY Outcomes – NCT01663402, SPIRE I E SPIRE II NCT01975389). Professor Serruys também ponderou sobre estudos onde são usadas diversas formas invasivas de detecção de placas instáveis e ensaios clínicos em andamento que propõe intervenções em placas sem repercussão funcional, porém com marcadores de instabilidade (PREVENT Trial  NCT02316886, PROSPECT II Trial NCT02171065).

image2Na segunda parte da manhã, Professor Serruys apresentou a evolução do escore anatômico Syntax para o escore clínico-anatômico Syntax II e o racional para um novo escore clínico anantômico e funcional totalmente não invasivo com uso de tomografia coronariana e FFRct: Syntax III.

http://www.syntaxscore.com/calc2/start.htm
http://www.ecri-trials.com/studies/syntax-iii/study-purpose/

Na sequência, foi a vez do Dr. Rafael Cavalcante e Silva responder a pergunta da próxima apresentação “Diabetes and Multivessel Coronary Disease: Do we have FREEDOM to perform PCI?”. Iniciou com uma dissertação sobre a recomendação do Guideline Europeu (I-A para CABG over PCI e IIa-B para PCI como alternativa em pacientes com SYNTAX ≤ 22) baseadas, em parte, no estudo FREEDOM (NEJM, 2012). Algumas limitações deste trial são evidentes, explica: utilizados apenas stents de primeira geração, seguimento mediano de 3,8 anos e apenas 23% em 5 anos, associada a falta de um CoreLab adjudicado. Neste sentido, propôs uma avaliação real do impacto do Syntax no subgrupo de diabéticos, com a reunião de 3 estudos, conforme o slide abaixo:

imgOs achados mostram que a estimativa de MACCE em 5 anos são as mesmas para PCI e CABG, inclusive para pacientes com SYNTAX Escore de até 32 e conclui: Em pacientes com diabetes, o SYNTAX impacta na diferença de desfechos entre CABG e PCI; que a angioplastia é uma alternativa segura em pacientes com SYNTAX menor que 32 e que o diabetes não deve ser o principal fator na escolha do tipo de revascularização para pacientes com doença em múltiplos vasos.

Neste dia, ainda ocorreu a apresentação de um caso ao vivo realizado em Toulouse, França  pela equipe do Dr. Jean Fajadet. Em uma transmissão de alta definição foi possível assistir por diversos ângulos o implante com sucesso uma prótese Evolut R em um paciente de risco intermediário com a utilização da estratégia minimalista e uso de dispositivo de proteção embólica. Enquanto o procedimento era realizado, a plateia pode desfrutar dos comentários e observações dos panelistas: Rafael Cavalcante e Silva – Brasil, Patrick W. Serruys – Reino Unido, Samir Kapadia – USA, Jorge Atílio Belardi – Argentina  e a convite deles o Dr Eberhard Grube – Alemanha, que estava na plateia, juntou-se ao grupo.
Outro destaque de alto nível científico foi o CLEVELAND CLINIC SYMPOSIUM – THE YEAR OF INTERVENTIONAL CARDIOLOGY IN REVIEW, presidido pelo Dr. Expedito Eustáquio Ribeiro e contou com a participação de Conrad Simpfendorfer, Michael Lincoff, Samir Kapadia, que discorreram sobre os temas, respectivamente: Coronary Artery Disease, Antiplatelet Therapy, Anticoagulants and Drug Therapy, Transcatheter Aortic Valve Implant e Mitral Valve Percutaneous Intervention. As ponderações foram realizadas pelos convidados especiais Patrick Serruys, Roxana Mehran e Martin Leon.

*

Top