Estudo sobre trombose valvar pós-TAVI

Este estudo, apresentado em Roma no contexto do Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia e publicado on-line e simultaneamente no JACC, identifica uma taxa de trombose valvar pós-TAVI de 7% utilizando tomografia multicorte, mesmo sendo, a maioria dos casos, completamente assintomáticos.

 

Estudos prévios tinham mostrado taxas de trombose de uma válvula transcatéter tão baixas como 0,6% ou tão altas como 40% devido à falta de padronização para o diagnóstico.

 

A warfarina esteve consistentemente associada a um menor risco de trombose e também a uma resolução mais rápida do achado quando este era diagnosticado.

 

O estudo avaliou 405 pacientes que, entre 2011 e 2016 receberam a válvula balão expansível Sapien XT ou Sapien 3 (Edwards Lifesciences).

 

A terapia padrão pós-TAVI habitualmente inclui dupla antiagregação plaquetária com aspirina e clopidogrel. E, no caso de um paciente com indicação para estar anticoagulado (por exemplo, fibrilação atrial) pode ser warfarina mais aspirina ou clopidogrel, de acordo com o critério do operador.

 

O ecocardiograma transesofágico pôde detectar engrossamento das valvas ou restrição no movimento em 86% dos pacientes nos quais a tomografia detectou trombose.

 

A trombose obstrutiva com sintomas foi observada em cinco pacientes. Todos os demais se encontravam assintomáticos. A taxa de trombose valvar foi menor nos pacientes com fibrilação atrial (3,2% vs. 10,1%) e isto é explicado pela indicação de warfarina.

 

Dos 28 pacientes com trombose valvar detectada por tomografia, 23 iniciaram tratamento com warfarina (com ou sem antiagregação plaquetária) e aqueles que já estavam anticoagulados aumentaram o objetivo de INR a 2,5-3.

 

Em 85% dos pacientes foi completamente resolvido o trombo e recuperada a motilidade valvar. Dos cinco pacientes com trombose obstrutiva, quatro recuperaram a função normal após o tratamento anticoagulante.

 

Título original: Transcatheter aortic heart valve thrombosis: incidence, predisposing factors, and clinical implications.

Apresentador: Nicolaj Hansson.

 

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top