TAVI com anestesia local demonstrou ser seguro e com menor estadia hospitalar

Realizar o implante percutâneo da valva aórtica (TAVI) de uma maneira minimalista que inclua anestesia local poderia ter muitas vantagens, de acordo com esta nova metanálise.

 

Somado ao fato de diminuir o tempo de procedimento, a estadia em unidades de terapia intensiva e a estadia hospitalar, uma sedação pode diminuir a necessidade de transfusões ou de inotrópicos ou vasopressores.

 

Esses benefícios não têm, como contrapartida, complicações clínicas. De fato, a mortalidade em 30 dias foi menor nos pacientes que receberam TAVI com anestesia local (3,7% vs. 4,2%; RR o,76; IC 95% 0,64-0,92).

 

Nos começos do TAVI, os procedimentos foram realizados tipicamente sob anestesia geral e intubação orotraqueal. Contudo, com o passar do tempo, as evidências que foram sendo acumuladas comprovaram que realizar o procedimento com anestesia local como parte da estratégia minimalista não só é factível mas também traz benefícios.

 

Embora a metanálise não deva ser considerada como uma evidência definitiva em desfechos duros como mortalidade, as vantagens que a mesma revela em relação à estratégia minimalista são suficientes para justificar sua adoção.

 

Esta metanálise incluiu 27 estudos com um total de 24.085 pacientes.

 

A maioria das variáveis foram similares entre uma estratégia e a outra, incluindo AVC, infarto agudo do miocárdio, insuficiência renal, complicações vasculares, sangramento maior, necessidade de marca-passo definitivo, insuficiência paravalvar ou tempo de fluoroscopia.

 

A vantagem dos que receberam anestesia local se observou em:

  • Um menor tempo de procedimento (90 vs. 127 minutos);
  • Menor estadia em unidade de terapia intensiva (1,5 vs. 3,0 dias);
  • Menor estadia hospitalar (5 vs. 9 dias);
  • Talvez, menor mortalidade (embora dita variável possa responder a um viés do estudo)

 

Título original: Comparison of local versus general anesthesia in patients undergoing transcatheter aortic valve replacement: a meta-analysis and meta-regression.

Apresentador: Villablanca PA.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top