ABSORB II: sem benefícios da plataforma após sua reabsorção completa

Gentileza da SBHCI.

O estudo ABSORB II teve como objetivo avaliar as propriedades mecânicas da plataforma bioabsorvível eluidora de everolimus como o aumento da área luminal mínima e a recuperação das propriedades vasomotoras da artéria tratada.

ABSORB II: sin beneficios de la plataforma luego de su reabsorción completa

No ano passado já tinham sido publicados os resultados negativos nos desfechos primários e foi documentada uma maior taxa de complicações com a plataforma Absorb em 3 anos de seguimento.


Leia também: DKCRUSH-V: o mais simples nem sempre é o melhor quando se trata de tronco da coronária esquerda”.


Agora são apresentados os resultados entre o terceiro e o quarto ano, quando seria de se esperar que a plataforma tivesse sido completamente reabsorvida e, finalmente, fossem observadas as vantagens longamente esperadas dessa tecnologia. Vantagens que infelizmente não foram observadas, embora o estudo não contasse com poder estatístico para mostrar diferenças nos desfechos clínicos devido ao fato de somente 428 pacientes terem recebido o seguimento de 4 anos.

 

Conclui-se que a plataforma bioabsorvível eluidora de everolimus não apresenta diferenças significativas se comparada com o stent metálico eluidor de everolimus em seguimento de 4 anos.

 

Gentileza da SBHCI.

 

Título original: 4-Year Outcomes From a Randomized Trial of a Bioresorbable Scaffold vs a Metallic DES in Patients With Coronary Artery Disease.

Apresentador: Bernard R. Chevalier.

 

Descargar (PDF, Unknown)


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top