TCT 2017 | PREVAIL: Resultados finais do dispositivo Watchman

Gentileza da SBHCI.

Os resultados finais do seguimento de 5 anos dos estudos PROTECT AF e PREVAIL (que avaliaram o dispositivo de oclusão do apêndice atrial esquerdo Watchman) continuam mostrando uma prevenção do AVC similar à da warfarina, embora com uma redução clara dos sangramentos.

TCT 2017 | Resultados finales del dispositivo Watchman

A metanálise mostrou uma diminuição por cada 100 pacientes/ano do AVC hemorrágico (0,17% vs. 0,87%), sangramento maior não relacionado ao procedimento (1,7% vs. 3,6%), AVC incapacitante ou fatal (0,37% vs. 0,94%), morte cardiovascular (1,3% vs. 2,2%) e morte por qualquer causa (3,6% vs. 4,9%). Todas essas diferenças foram significativas.


Leia também: TCT 2017 | SENIOR: DES com polímero reabsorvível e tempo de dupla antiagregação curto em pacientes idosos”.


Como tinha sido constatado previamente, a taxa de AVC isquêmico e embolia sistêmica foi numericamente mais alta com o dispositivo Watchman, embora não significativa (1,6% vs. 0,95%; p = 0,08).

 

Os resultados do seguimento de 5 anos desses trabalhos randomizados demonstram que a oclusão do apêndice atrial esquerdo com o dispositivo previne o AVC em pacientes com fibrilação atrial não valvar de maneira similar à anticoagulação e minimizando o sangramento maior, particularmente o AVC hemorrágico.


Leia também: TCT 2017 | REDUCE: 3 vs. 12 meses de dupla antiagregação com o novo DES Combo”.


Este trabalho, apresentado no TCT 2017 pelo Dr. Saibal Kar, foi simultaneamente publicado no Journal of the American College of Cardiology.

 

Gentileza da SBHCI.

 

Título original: 5-year outcomes after left atrial appendage closure: from the PREVAIL and PROTECT AF trials.

Apresentador: Kar S.

 

Descargar (PDF, Unknown)

*

Top