DACAB: o ticagrelor e a aspirina melhoram a perviedade das pontes venosas

Segundo este estudo chinês, a dupla antiagregação plaquetária com ticagrelor aspirina melhora a perviedade das pontes venosas até um ano após cirurgia sem que por isso se incremente o risco de sangramento maior.

DACAB: el ticagrelor y la aspirina mejoran la permeabilidad de los puentes venosos

O tratamento com o inibidor do receptor P2Y12 ticagrelor combinado com aspirina é amplamente aceito em pacientes com uma síndrome coronariana aguda em curso que são submetidos a angioplastia. No entanto, não existia nenhum dado assim quando de revascularização cirúrgica se tratava.


Leia também: Ticagrelor vs. clopidogrel em doença vascular periférica sintomática”.


Estes novos dados são de grande interesse devido ao fato de 25% das pontes venosas estarem ocluídas em um ano e 50% em 10 anos.

 

O estudo DACAB, apresentado nas sessões científicas do congresso da AHA, incluiu 500 pacientes que foram submetidos a cirurgia de revascularização miocárdica e tratamento com ticagrelor, aspirina ou as duas drogas. Todos começaram a receber a medicação 24 horas após a realização da cirurgia.

 

A perviedade das pontes venosas em um ano foi superior naqueles pacientes que receberam dupla antiagregação vs. monoterapia com aspirina (88,7% vs. 76,5%; p = 0,006).


Leia também: O fim da aspirina para os pacientes anticoagulados submetidos a angioplastia”.


Os eventos combinados foram mais elevados no grupo que recebeu aspirina como monoterapia (5,4%) vs. ticagrelor como monoterapia (2,4%) vs. a combinação das duas drogas (1,8%).

 

Algumas limitações do desenho do estudo fizeram com que muitos especialistas classificassem os resultados como interessantes mas preliminares.

 

Título original: Efficacy and safety of a dual ticagrelor plus aspirin antiplatelet strategy after coronary artery bypass grafting: the DACAB randomized clinical trial.

Referência: Zhao Q. American Heart Association 2017 Scientific Sessions. November 12, 2017.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top