DKCRUSH-VI: FFR vs angiografia convencional em bifurcações verdadeiras e stent provisional

O objetivo de este estudo foi comparar a angioplastia guiada por reserva fraccionada de fluxo (FFR) vs a angiografia convencional em bifurcações tratadas com técnica de stent provisional para o ramo lateral. O estudo incluiu pacientes com bifurcações 1,1,1 o 0,1,1 da classificação de Medina e ramos laterais maiores a 2.5 mm. Utilizaram-se stents farmacológicos de 2a geração.

Logo do implante do stent no ramo principal realizou-se FFR no ramo lateral que no caso de resultar >0.8 o procedimento era dado por finalizado. Com um FFR <0.8, dissecação ou TIMI

Ao ano de seguimento não foram observadas diferenças entre os dois grupos quanto à MACE, infarto ou revascularização. Na análise post hoc observou-se maior reestenose no segmento distal do vaso principal no grupo angiografia e maior reestenose do ramo lateral no grupo FFR.

Conclusão

Neste estudo não foi observado benefício na utilização de FFR para guiar o tratamento do ramo lateral em bifurcações com técnica de stent provisional.

Descargar (PDF, Unknown)

Shao Liang Chen
2014-09-15

Título original: A Prospective, Randomized Trial of FFR-Guided Versus Angiography-Guided Provisional T-Stenting in Patients with True Coronary Bifurcation Lesions.

*

Top