OCT-STEMI: angioplastia primária guiada por OCT

Este trabalho incluiu 201 pacientes cursando uma síndrome coronária aguda com supradesnivelamento do segmento ST e os randomizou à utilização de tomografia de coerência ótica (OCT) vs angiografia convencional para realizar o procedimento. O grupo guiado por OCT utilizou mais stents por paciente (1.4 vs 1.2; p=0.03) e maior pressão de liberação. Durante a OCT de controle se encontraram resultados sub ótimos em um terço dos pacientes (29/105) requerendo otimização.

A reestenose binária foi baixa e similar para ambos grupos (2% vs 3%; p=ns) do mesmo modo que os eventos cardíacos maiores.

Conclusão

A realização de OCT é segura no contexto de um infarto com supradesnivelamento do segmento ST observando-se uma baixa taxa de MACE, reestenose binária, trombose do stent, perda luminal tardia e um alto percentual de struts cobertos nos stents farmacológicos de 2a  geração.

Descargar (PDF, Unknown)

Pavel ÄŒervinka
2014-09-15

Título original: A Prospective, Randomized Trial of Optical Coherence Tomography Guidance During Primary Percutaneous Coronary Intervention in Acute Myocardial Infarction.

*

Top