ISAR-TRIPLE: 6 semanas versus 6 meses de clopidogrel em pacientes com anticoagulação oral e stent farmacológico

Há um número significativo de pacientes que receberam stents com eluição de drogas e também necessitam de anticoagulação oral. A combinação de anticoagulantes, aspirina e clopidogrel aumenta significativamente a taxa de hemorragias então esquema de tempo triplo deve ser o mais curto possível. O objetivo deste estudo foi comparar a terapia tripla por 6 semanas versus 6 meses em pacientes com indicações para anticoagulação oral que recebeu stent farmacológico. 

Este estudo randomizado 614 pacientes (307 em cada grupo) em três centros na Europa. Em 85% dos casos foi à indicação de anticoagulação para fibrilação atrial. O desfecho primário (composto de morte, infarto do miocárdio, trombose definitiva, acidente vascular cerebral e hemorragia grave) nove meses foi de 9,8% versus 8,8% no grupo de 6 semanas e 6 meses, respectivamente. Não foi observada diferença observando sangramento maior separadote. (5,3% versus 4%, P = 0,44). 

Conclusão 

A terapia tripla por 6 semanas não foi superior à terapia tripla por 6 meses após o implante de um stent farmacológico em relação aos eventos clínicos. Reduzir o tempo de terapia tripla não reduzir o sangramento ou aumentar a incidência de eventos isquêmicos. 

Descargar (PDF, Unknown)

Nikolaus Sarafoff
2014-09-16

Título original: A Prospective, Randomized Trial of Six Weeks Versus Six Months of Clopidogrel in Patients Treated with Concomitant Aspirin and Oral Anticoagulant Therapy Following Coronary Drug-Eluting Stent Implantation.

*

Top