ATLANTIC: administração de ticagrelor em ambulância versus no laboratório de cateterismo

O antagonista do receptor plaquetário P2Y12 ticagrelor foi mostrado para reduzir a incidência de eventos cardiovasculares, quando administrado em admissão hospitalar de pacientes sofrendo no infarto agudo do miocárdio com elevação do segmento ST. Não foi estudado se a sua gestão pré-hospitalar poderia melhorar reperfusão coronária e eventos como a morte ou trombose de stent. 

Matriculados 1.862 pacientes foram incluídos padecendo infarto agudo do miocárdio com elevação do segmento ST no prazo de 6 horas do início dos sintomas e foram randomizados para receber ticagrelor pré-hospitalar (na ambulância) versus intra-hospitalar (em laboratório de cateterismo). Não foram observadas diferenças significativas entre as duas estratégias em eventos clínicos, tais como a resolução do segmento ST após angioplastia. Só houve uma diferença na taxa de trombose de intra-stent, tanto dentro das primeiras 24 horas (0% versus 0,8%) e 30 dias (0,2% versus 1,2%) em favor da administração pré-hospitalar. Os episódios hemorrágicos foram praticamente idênticos entre os grupos, além da definição usada. 

Artigo

Descargar (PDF, Unknown)

Gilles Montalescot
2014-09-01

Título original: In-ambulance versus in-cath lab administration of ticagrelor in STEMI patients transferred for primary PCI: the randomized, double-blind ATLANTIC study.

*

Top