Estudo DEFLECT III demonstrou que o novo dispositivo de proteção anti-embólica DEFLECTion durante TAVI é factível e efetivo

Fundamentos: A reperfusão rápida da artéria coronária relacionada ao infarto é essencial para o salvamento de miocárdio isquêmico em pacientes com infarto do miocárdio com elevação ST aguda (STEMI). Paradoxalmente, a restauração do fluxo sanguíneo para a área isquêmica pode resultar em mais prejuízos para o miocárdio.

Este fenômeno é descrito como “lesão de isquemia / reperfusão” e os mecanismos fisiopatológicos não estão completamente elucidados. Um efeito cardioprotetor do pré-condicionamento isquêmico, bem como do pós-condicionamento (ciclos repetitivos curtos de reperfusão e re-oclusão) foi demonstrado em estudos experimentais e em estudos-piloto nos doentes com STEMI tratados com intervenção coronariana percutânea primária.

Objetivos: O estudo LINPSIA-CONDITIONING avaliou o efeito de diferentes protocolos intra-hospitalares de condicionamento contra a lesão miocárdica, avaliada pela ressonância magnética em pacientes com infarto do miocárdio com elevação ST aguda.

Métodos: Consistiu em um estudo unicêntrico e randomizado, envolvendo 696 pacientes, distribuídos em 3 grupos: grupo com pré e pós condicionamento isquêmicos associados; grupo somente com pós condicionamento isquêmico, e grupo controle. O desfecho primário foi índice de salvamento miocárdico entre o primeiro e o quarto dia, avaliado por ressonância magnética cardíaca. Os desfechos secundários foram a redução do tamanho do infarto em realce tardio em 1-4 dias, obstrução microvascular em 1-4 dias e combinação de desfechos clínicos: morte, reinfarto e insuficiência cardíaca congestiva 6 meses após a randomização.

Resultados: A combinação intra-hospitalar de pré e pós condicionamento isquêmicos é clinicamente factível e efetiva no aumento do salvamento do miocárdio quando comparada à intervenção coronária convencional, porém sem redução significativa na resolução da elevação do segmento ST e na redução do pico de creatinoquinase. Entretanto, o pós-condicionamento isquêmico exclusivo associado à intervenção coronária primária não aumentou a taxa de salvamento miocárdico.

Conclusão: O estudo indica que a combinação de pré e pós condicionamento isquêmicos apresenta efeitos cardioprotetores efetivos em relação à redução da isquemia, avaliada por ressonância magnética cardíaca, entretanto ainda sem evidências de melhora em desfechos clínicos.

Comentários: Apesar da demonstração de redução de isquemia com essa combinação de procedimentos, observou-se que após 6 meses de seguimento não houve melhora em desfechos clínicos. São necessários estudos com poder suficiente para que novas conclusões possam ser feitas, sobretudo em relação a evidências de benefícios em seguimentos clínicos de longo prazo, que nesse estudo ainda não foram demonstradas até o momento.

Descargar (PDF, Unknown)

Andreas Baumbach
2015-05-19

Título original: Randomised comparison of combined ischaemic pre and post-conditioning versus control in patients with STEMI: the LIPSIA-CONDITIONING trial

*

Top