La tromboaspiración manual no disminuye la embolia de la microvasculatura

Fundamentos: O objetivo desse estudo foi avaliar se a trombectomia manual de rotina reduz a obstrução microvascular (MVO) avaliada pela ressonância cardíaca em pacientes com IAM com supradesnivelamento do segmento ST (IAMCSST) subagudo com 12 a 48 horas após o início dos sintomas.

Métodos e resultados: Estudo prospectivo, multicêntrico, com 152 pacientes com IAMCSST entre 12 a 48 horas de evolução, randomizados 1:1 (intenção de tratar) para trombectomia manual (n=56) e intervenção coronária percutânea (ICP) isolada (n=55). Não houve diferença entre a trombectomia manual e a ICP isolada com relação à obstrução microvascular avaliada pela ressonância cardíaca. Com relação aos desfechos secundários, também não houve diferença na função ventricular, no fluxo TIMI final, tamanho do infarto, e nos desfechos clínicos (mortalidade de todas as causas, morte cardíaca, reinfarto, nova revascularização do vaso alvo e trombose de stent).

Conclusão: Em pacientes com IAMCSST subagudo, a trombectomia manual de rotina antes da ICP não mostrou benefício em reduzir a obstrução microvascular quando comparada com a ICP convencional.

Comentários: Mais um estudo negativo para a trombectomia manual, porém nesse caso no IAM subagudo, demonstrando que a sua utlização não diminui a embolização de trombos para a microvasculatura arterial.

Steffen Desch

*

Top