EARLY-BAMI: o metoprolol não reduz o tamanho do infarto

Os resultados deste trabalho mostram que o metoprolol administrado por via endovenosa antes da angioplastia primária não reduz o tamanho do infarto.

O EARLY-BAMI randomizou de forma duplo-cega 683 pacientes cursando um infarto com supradesnivelamento do segmento ST dentro das 12 horas do início dos sintomas a receber metoprolol endovenoso (dois bólus de 5 mg, o primeiro na ambulância e o segundo antes da angioplastia primária) ou placebo.

O desfecho primário foi o tamanho do infarto por ressonância magnética em 30 dias, que foi similar entre os dois grupos (15,3% vs. 14,9%; p = 0,62).

Originalmente o estudo estava desenhado para medir o tamanho do infarto pelo pico de troponina T, mas, a fim de reduzir o tamanho da amostra, modificou-se o desfecho por ressonância magnética, que permite maior precisão.

A incidência de efeitos adversos também foi similar entre os grupos, com a única exceção de que os que receberam betabloqueadores estiveram menos propensos a arritmias malignas (3,6% vs. 6,9%; p = 0,050).

*

Top