TR-PCI: Funcionalidade do membro superior pós-angioplastia por acesso radial

Título original: Upper extremity function post-transradial (TR)-PCI: interim results.
Dissertante: Eva Zwaan.

 

A utilização do acesso radial tem crescido na prática clínica graças à administração das complicações vasculares e hemorrágicas associadas ao menor tempo de internação. O objetivo deste trabalho foi avaliar a prevalência, magnitude e mecanismos responsáveis pela disfunção do membro superior causada por angioplastia por acesso radial.

Este trabalho teve um cunho observacional, prospectivo e multicêntrico com avaliação funcional de ambos os membros superiores através de Doppler da artéria radial, volumetria da mão e do antebraço e avaliação da sensibilidade da pressão palmar 24 horas, 2 semanas, 1 mês e 6 meses após o procedimento. O desfecho primário foi a positividade de um escore de disfunção validado por um cirurgião de mão.

74,9% dos pacientes apresentaram alguma disfunção do membro superior duas semanas após o procedimento em comparação com o membro superior contralateral. As maiores causas de disfunção foram a redução da sensibilidade, o aumento do volume do braço e a redução da força do cotovelo. 9,8% dos pacientes apresentaram oclusão da artéria radial.

Conclusão
De acordo com este trabalho, existe uma elevada prevalência de disfunção do membro superior no qual foi usado o acesso radial duas semanas após o procedimento. Deveremos esperar o seguimento completo para determinar se existem complicações mais duradouras.

 

*

Top