FAVOR: Precisão do diagnóstico do FFR derivado da angiografia coronária, o QFR

Título original: Diagnostic accuracy of a fast computational approach to derive FFR from coronary X-ray angiography: results from the international muticentre FAVOR (Functional Assessment by Varios flow Reconstruction) pilot study.
Dissertante: Shengxian Tu.

O gradiente de pressão através de uma estenose coronária está relacionado com o fluxo e influenciado pela geometria da obstrução. O QFR (razão de fluxo quantitativo) é um novo método para derivar o valor do FFR a partir da imagem da angiologia convencional de forma rápida com o suporte de um software. O objetivo deste estudo foi avaliar a precisão e factibilidade do QFR.

Foram avaliadas as lesões com FFR convencional sob hiperemia máxima e com QFR com injeção de contraste e adenosina. O grau de obstrução médio das lesões avaliadas foi de 64% ± 4,5 e a média do FFR de 0,84. A análise do QFRc (QFR contraste) e do QFRa (QFR adenosina) revelaram concordância e correlação elevadas em relação ao FFR. As áreas sob a curva foram de 0,92 e 0,91 para o QFR com contraste e adenosina, respectivamente.

Conclusão
A obtenção da medida do QFR a partir da angiografia é factível e tem o potencial para reduzir tempo, riscos e custos na avaliação funcional das lesões.

Descargar (PDF, Unknown)

*

Top