Stents farmacológicos: melhor opção em pontes venosas

Os resultados deste trabalho confirmam que os stents eluidores de droga (DES) são a melhor opção em pontes venosas apesar de o uso mundial destes procedimentos se encontrar em franca diminuição.

 

A doença nas pontes venosas tem uma fisiopatologia diferentes da que se pode descrever nas artérias nativas e a angioplastia no contexto de ditas pontes tem piores resultados devido à alta chance de embolia periférica de material friável, à progressão muito mais rápida da placa e a uma alta taxa de reestenose.

 

A perspectiva inicial deste trabalho era de randomizar 1:1 240 pacientes com lesão em uma ponte venosa ao stent eluidor de paclitaxel Taxus Liberté vs. o stent convencional Liberté. O trabalho foi detido prematuramente quando tinha incluído 173 pacientes devido à lenta taxa de inclusão.

 

Em 12 meses, os eventos adversos cardíacos maiores foram observados:

  • Em 17,9% dos pacientes que receberam stents convencionais.
  • Em 2,3% dos pacientes que receberam Taxus.

[p < 0,001].

 

Esta diferença se deveu basicamente à discrepância observada em novas revascularizações. As mortes cardíacas não foram diferentes entre os grupos. A limitação óbvia do estudo é que ambos os dispositivos utilizados já não são comercializados.

 

Título original: BASKET-SAVAGE: Drug-eluting vs. bare metal stents in saphenous vein grafts.

Apresentador: Jeger R.

 

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top