Prasugrel vs. ticagrelor em angioplastia primária

A escolha entre ticagrelor ou prasugrel em pacientes cursando um infarto agudo do miocárdio que são submetidos a angioplastia primária não muda o prognóstico, pelo menos no curto prazo.

 

O trabalho foi prematuramente finalizado e perdeu poder estatístico, motivo pelo qual a falta de diferenças entre os dois antiplaquetários deve ser interpretada em tal contexto.

 

A apresentação com publicação simultânea em Circulation mostrou que não há diferenças no desfecho combinado no seguimento de sete dias e no de 30 dias. Com base nestes resultados, poder-se-ia dizer que ambas as drogas são equivalentes ou, pelo menos, muito parecidas.

 

Ambas as drogas têm um igual nível de indicação segundo os guias, junto com a recomendação de não utilização de prasugrel em pacientes com antecedentes de AVC ou acidente isquêmico transitório. Por este motivo, parece um bom momento para pensar em um estudo randomizado 1:1 com o suficiente poder estatístico.

 

O plano inicial era de que o presente estudo incluísse 2.500 pacientes, mas a inclusão se deteve prematuramente com 1.230 pacientes. O desfecho primário combinado (morte, reinfarto, revascularização de urgência, AVC, sangramento maior ou hospitalização prolongada) foi muito similar entre o prasugrel e o ticagrelor (4,0% vs. 4,1%; OR 0,98; IC 95% 0,55-1,73).

 

Título original: Prasugrel versus ticagrelor in patients with acute myocardial infarction treated with primary percutaneous coronary intervention: multicenter randomized PRAGUE-18 study.

Apresentador: Petr Widimsky.

 

Descargar (PDF, Unknown)

 

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou que desejar. Será mais que bem-vindo.

 

*

Top