DECISION CTO: ainda há interrogantes sobre a revascularização de CTO

revascularização de CTOO primeiro e único estudo randomizado sobre revascularização de oclusões crônicas totais CTO) vs. tratamento médico ótimo em pacientes estáveis decepcionou os cardiologistas intervencionistas.

 

Segundo o Dr. Seung-Jung Park, que apresentou o estudo, a evidência sugere que o tratamento médico ótimo é uma estratégia inicial razoável para uma oclusão total crônica quando comparado com a angioplastia.

 

Os critérios das recanalizações argumentam a maior taxa de complicações em comparação com uma angioplastia convencional programada e a maior necessidade de materiais e habilidades necessárias para completar o procedimento. Além disso, a recanalização é, em geral, utilizada para aliviar os sintomas mais que para evitar eventos cardiovasculares.

 

O DECISION-CTO, apresentado nas sessões científicas do American College of Cardiology 2017, representa um trabalho longamente reivindicado pelos cardiologistas. O estudo randomizou 834 pacientes de 19 hospitais da Ásia com isquemia silente, angina crônica estável ou síndrome coronariana aguda e uma oclusão total crônica a tratamento médico ótimo ou angioplastia.

 

O trabalho foi desenhado para mostrar a não inferioridade do tratamento médico e da angioplastia em 5 anos, mas dada a dificuldade para incluir pacientes, o trabalho terminou prematuramente.

 

O sucesso das recanalizações alcançou 91,1% e em 3 anos o desfecho combinado de morte por qualquer causa, infarto, AVC e revascularização repetida segundo uma análise por intenção de tratamento foi similar entre as duas estratégias (19,6% vs. 20,6%; p = 0,008 para não inferioridade).

 

Tampouco houve diferenças nos desfechos individuas ou nos subgrupos pré-especificados, o que também é válido para qualidade de vida. 

 

Um achado que assegura mais investigação foi a análise da população segundo o tratamento que finalmente recebeu. Os que receberam angioplastia bem-sucedida tiveram menos eventos que os que receberam tratamento médico.

 

Título original: Drug-eluting stent versus optimal medical therapy in patients with coronary chronic total occlusion: DECISION CTO randomized trial.

Apresentador: Park S-J.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top