CENTERA: Resultados da nova válvula autoexpansível

Gentileza da SBHCI

CENTERA: Resultados da nova válvula autoexpansívelEste novo dispositivo tem a vantagem de ter uma menor altura, o que reduz a chance de oclusão coronariana. O sistema de liberação é totalmente motorizado e a válvula pode ser reposicionada. Além disso, o introdutor é de “14 F” para todos os tamanhos de válvula (23, 26 e 29 mm).

 

Foram incluídos 203 pacientes, todos com estenose aórtica severa e alto risco cirúrgico. A taxa de reposicionamento foi de 3,5% e não houve lesões no ventrículo esquerdo ou na aorta. A pós-dilatação foi necessária em 33% dos pacientes e o procedimento foi considerado bem-sucedido em 97,5%.

 

A taxa de AVC foi de 4% e a de AVC incapacitante foi de 2,5%. Somente 4,9% requereu marca-passo definitivo; as complicações vasculares também foram baixas, abarcando 6,4% dos casos.

 

Todas as variáveis hemodinâmicas melhoraram significativamente e se mantiveram no tempo. Devemos ressaltar, especialmente, que 99,5% dos pacientes não tinha insuficiência paravalvar.

 

A liberação motorizada permite que o procedimento seja realizado por um só operador e a válvula pode ser reposicionada em qualquer momento durante a liberação.

 

Conclusão

A válvula CENTERA demostrou uma baixa mortalidade por qualquer causa, uma muito baixa taxa de implante de marca-passo e uma melhora hemodinâmica significativa e a quase ausência total de insuficiência paravalvar.

 

Gentileza da SBHCI.

 

Dr. Didier Tchétché

Dr. Didier Tchétché

Título original: 30-day Outcomes of The CENTERA Trial – a New Self-Expanding Transcatheter Heart Valve.

Presentador: Didier Tchétché.

 

 

Descargar (PDF, Unknown)


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

 Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top