ACC 2018 | TREAT: ticagrelor e fibrinolíticos: o que ocorre com os sangramentos?

ticagrelor parece tão seguro quanto o clopidogrel em pacientes cursando um infarto com supradesnivelamento do segmento ST tratados com fibrinolíticos, pelo menos em termos de sangramento maior TIMI em 30 dias.

O seguimento a mais longo prazo vai ajudar a determinar se existem diferenças de eficácia ou se surgem problemas de segurança, segundo comentou o apresentador do trabalho, Otavio Berwanger.

Este estudo, além de ter sido apresentado nas sessões do ACC 2018, fui simultaneamente publicado no JAMA Cardiol.

Submeter os pacientes a trombólise e transferi-los imediatamente a um centro com capacidade de angioplastia não é tão simples em muitos lugares do mundo. Por isso, os estudos CRARITY e COMMIT já tinham testado a segurança da aspirina e do clopidogrel juntamente com os trombolíticos, mas a verdade é que pouco sabíamos da combinação com os novos antiagregantes até a apresentação deste trabalho. De fato, o estudo PLATO (o maior estudo com ticagrelor) especificamente excluiu os pacientes que tinham recebido trombolíticos.


Leia também: Dupla antiagregação: menos é mais em pacientes idosos.


O estudo TREAT foi levado a cabo em 10 países e incluiu 3.799 pacientes com menos de 75 anos que tinham recebido trombolíticos. Os mesmos foram randomizados dentro das 24 horas do evento índice a uma carga de 180 mg de ticagrelor seguido de 90 mg a cada 12 horas vs. uma carga de 300 mg de clopidogrel seguidos de 75 mg por dia.

O desfecho primário foi o sangramento maior segundo os critérios TIMI, que foi de 0,7% em ambos os grupos. Tampouco foram observadas diferenças ao utilizar outras definições de sangramento maior. A taxa de sangramento menor foi mais alta com ticagrelor (pelo menos de acordo com os critérios do PLATO) e não foram observados benefícios em termos de eficácia em 30 dias.


Leia também: Novo estudo demonstra que o ticagrelor e a aspirina diminuem a taxa de eventos.


Planeja-se completar o seguimento até um ano e ver o que ocorreu com aqueles pacientes que finalmente receberam angioplastia (56% da população do estudo).

Título original: Ticagrelor vs clopidogrel after fibrinolytic therapy in patients with ST-elevation myocardial infarction: a randomized clinical trial.

Referência: Otavio Berwanger et al. JAMA Cardiol. 2018; Epub ahead of print.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top