TCT 2018 | PORTICO-I: um ano de seguimento para a válvula autoexpansível e reposicionável

Este trabalho apresentado no TCT e simultaneamente publicado no JACC tem como objetivo principal mostrar os resultados em um ano deste novo dispositivo para TAVI, embora o seguimento vá continuar até os 5 anos.

TCT 2018 | PORTICO-I: un año de seguimiento para la válvula auto-expandible y reposicionableO desfecho primário foi a mortalidade por qualquer causa e os desfechos secundários incluíram eventos clínicos e ecocardiográficos.

 

Com um total de 941 pacientes (82,4 ± 5,9 anos, 65,7% mulheres, escore STS: 5,8%) da Europa, Austrália e Canadá, observou-se em um ano uma taxa de mortalidade de 12,1%, mortalidade cardiovascular de 6,6%, AVC de 2,2% e infarto agudo do miocárdio de 2,5%.

 

O gradiente transvalvar aórtico médio e a área valvar foram de 8,6 mmHg e de 1,75 cm², respectivamente.


Leia também: TCT 2018 | CorMicA trial: função coronariana em pacientes com angina e coronárias normais.


A regurgitação paravalvar moderada a mais foi de 2,6% e a taxa de marca-passos em um ano foi de 21,3%. Todos melhoraram a classe funcional e a qualidade de vida.

 

Título original: One-Year Outcomes with a Self-Expanding, Repositionable Transcatheter Heart Valve in Severe Aortic Stenosis Patients: PORTICO-I.

Apresentador: Lars Sondergaard.

 

Descargar (PDF, Unknown)

Descargar (PDF, Unknown)


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top