ASSURE: Agente indutor da Apo A-1 não logrou reduzir a placa de ateroma

A indução de síntese da apoA-1 é uma nova abordagem terapêutica para a geração de partículas de HDL funcionais. O RVX-208 induz a síntese de apoA-1 com efeito favorável sobre o colesterol HDL. O impacto desta droga na placa de colesterol não tem sido investigado em humanos. O objetivo do trabalho foi testar os efeitos do RVX-208 100 mg duas vezes por dia na progressão da doença aterosclerótica avaliada por ultrassom intravascular coronário em pacientes com doença coronária e HDL baixo.

Foram randomizados 323 pacientes com HDL baixo e que recebiam simultaneamente tratamento com atorvastatina ou rosuvastatina a RVX-208 (244 pacientes) vs placebo (80 pacientes). O objetivo primário foi a modificação no volume porcentual de ateroma com relação ao basal.

Observou-se uma regressão da placa no grupo RVX-208 mas não atingiu a significância estatística. As enzimas hepáticas elevaram-se significativamente no grupo ativo (7% vs 0% p = 0,009). Não houve diferença nos eventos cardiovasculares entre ambos grupos (13,8% no grupo RVX-208 vs 7.4% no grupo placebo p = 0,09).

Conclusão:

Foi observada uma tendência de redução na placa de ateroma com RVX-208 que não atingiu a significância estatística.

Descargar (PDF, Unknown)

S J Nicholls
2013-09-02

Título original: ASSURE: Effect of an Oral Agent Inducing Apo A-I Synthesis on Progression of Coronary Atherosclerosis: Results of the ASSURE Study

*

Top