PURE: Contraste na doença cardiovascular entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Um 80% da carga global de doença cardiovascular está localizada em países de renda baixa ou média. O objetivo deste estudo foi demostrar o contraste nos fatores de risco, incidência de doença cardiovascular e mortalidade em países de renda baixa, média e alta.

Este trabalho incluiu 155245 pacientes de 628 cidades em 17 países de 5 continentes. O risco individual foi calculado usando o escore de risco INTERHEART que leva em consideração a idade, sexo, tabagismo, diabetes, hipertensão arterial, historia familiar de doença cardiovascular, frequência cardíaca, avaliação psicossocial, dieta e atividade física. O tratamento utilizado e as medidas de prevenção também foram registrados.

O estudo demostrou que os fatores de risco cardiovasculares foram mais altos nos países de alta renda e mais baixos nos países de baixa renda. As doenças cardiovasculares maiores (infarto, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca) ocorrem com uma incidência de 4.3/1000 pessoas/ano nos países de alta renda comparado com 5.1 e 6.4 nos países de renda média e baixa respectivamente. Uma doença cardiovascular maior fatal tem uma incidência de 0.6/1000 pessoas/ano em países de renda alta comparado com 1.7 e 3.8 nos de renda média e baixa, respectivamente.

Conclusão:

Observar um maior risco global nos países de renda alta mas ao mesmo tempo uma menor mortalidade pelas doenças cardiovasculares maiores ressalta a importância dos sistemas de saúde (acesso, igualdade e eficiência) e não somente do controle dos fatores de risco.

Descargar (PDF, Unknown)

Salim Yusuf
2013-09-02

Título original: PURE: Contrasting associations between risk-factor burden, CVD incidence, and mortality in high-, middle-, and low-income countries

*

Top