Tour de France group: boas notícias para os ciclistas

Os benefícios da atividade física regular estão bem estabelecidos, sem embargo, existem algumas controvérsias relacionadas ao potencial nocivo da atividade física de alta competência. Para responder esta pergunta, a evolução a longo prazo de atletas de elite seria importante. Este ponto tem sido escassamente abordado na literatura e de maneira muito pouco específica com relação às causas de mortalidade.

O esforço requerido para o Tour de France pode ser comparado a correr uma maratona vários dias na semana por três semanas, enquanto todas as subidas equivalem a escalar o Monte Everest 3 vezes. Tudo isso fez do Tour de France o centro de várias controvérsias dado que o aumento do rendimento técnico poderia estar associado a uma maior mortalidade nesse grupo.

O objetivo deste estudo foi comparar a mortalidade global e por causas específicas dos participantes franceses do Tour de France entre os anos 1947 e 2012 com a da população francesa em general.

No total 786 participantes franceses foram analisados observando-se uma mortalidade 41% menor que na população geral (p<0.001). Considerando os participantes entre os anos 1947 e 1951 (população na qual foi observada a maioria dos óbitos) foi estimada uma longevidade adicional de 6 anos. Os resultados foram consistentes em todas as idades exceto para os menores de 30 anos e com todas as causas de morte (neoplasia, cardiovascular, respiratórias, digestivas).

Conclusão:

Observou-se una diminuição significativa da mortalidade nos indivíduos participantes do Tour de France no decorrer do tempo comparado com a população geral.

Ler artigo

Descargar (PDF, Unknown)

X. Jouven
2013-09-03

Título original:  Tour de France Groupe: mortality of French participants from the Tour de France 1947 – 2012

*

Top