Hokusai-VTE : Endoxaban mostra resultados sólidos vs warfarina em tromboembolismo venoso.

O tromboembolismo venoso é a terceira doença cardiovascular mais comum depois do infarto agudo de miocárdio e o acidente vascular cerebral. O tratamento habitual é utilizar heparina de baixo peso molecular seguido de antagonistas da vitamina K. Outros estudos têm demonstrado que os novos anticoagulantes orais com ou sem heparina inicial são alternativas efetivas. O endoxaban é um inibidor direto do fator Xa com um rápido início de ação e uma vida média de 10 a 14 horas administrado por via oral.

Este é um estudo randomizado, duplo cego, de não inferioridade para testar a utilidade do endoxaban em pacientes com tromboembolismo venoso vs warfarina. Todos os pacientes apresentavam tromboembolismo agudo (40% tromboembolismo pulmonar e 60% trombose venosa profunda) e receberam inicialmente heparina. A dose de endoxaban foi de 60 mg uma vez ao dia ou 30 mg uma vez ao dia no caso de diminuição da função renal ou baixo peso por 3 a 12 meses. O objetivo primário de eficácia foi a recurrência de tromboembolismo venoso e o de segurança o sangramento maior e menor.

Foram incluídos um total de 4921 pacientes com diagnóstico de trombose venosa profunda e 3319 com embolia pulmonar. Endoxaban resultou não inferior à warfarina com relação ao critério de avaliação primário que ocorreu em 3.2% do grupo endoxaban vs 3.5% para o grupo warfarina (p<0.001 para não inferioridade). O critério de avaliação de segurança ocorreu em 8.5% do grupo endoxaban vs 10.3% do grupo warfarina (p=0.004 para superioridade).

Conclusão:

Endoxaban administrado uma vez ao dia logo do tratamento inicial com heparina resultou não inferior à terapia convencional com warfarina e com uma menor taxa de sangramento em um amplo espectro de pacientes com tromboembolismo venoso.

Comentário editorial:

O rápido início da ação do endoxaban tem a importante vantagem de não precisar da  superposição de tratamento ao passar de heparina ao anticoagulante oral. Manter a eficácia com mais segurança fazem com que esta droga seja una opção promissória para estes pacientes.

Ler artigo

Descargar (PDF, Unknown)

Harry Buller
2013-09-02

Título original: Edoxaban versus Warfarin for the Treatment of Symptomatic Venous Thromboembolism.The Hokusai-VTE Investigators.

 

*

Top