TAO trial: Otamixaban sem vantagens como único anticoagulante em síndromes coronárias agudas

A pesar dos progressos na terapia antiplaquetária, anticoagulante e a estratégia invasiva, os pacientes cursando uma síndrome coronária aguda sem supradesnível do segmento ST apresentam um risco elevado de eventos. Não existe consenso sobre a utilização de um único anticoagulante que possa ser administrado na Unidade Coronária e também no momento da intervenção coronária.

O inibidor sintético intravenoso direto do fator Xa, Otamixaban, inibe a geração de trombina com um início e terminação rápidos, farmacocinética linear, resposta predizível e eliminação renal limitada o que faz ele ser uma opção atraente para ser usado no contexto de uma síndrome coronária aguda sem supradesnível do ST.

O objetivo deste estudo foi comparar a segurança e eficácia do otamixaban vs heparina não fracionada e eptifibatide em paciente con síndrome coronária aguda sem supradesnível do segmento ST e estratégia invasiva.

Foi um estudo duplo cego, controlado, de superioridade que randomizou 13229 pacientes a otamixaban vs heparina não fracionada associada a Eptifibatide no momento da intervenção. O critério de avaliação primário de eficácia foi um combinado de morte e infarto aos 7 dias que resultou de 5.5% no grupo otamixaban vs 5.7% no grupo heparina/eptifibatide (p=0.93). O critério de avaliação primário de segurança, sangramento maior ou menor segundo os critérios TIMI foi mais elevado no grupo otamixaban (3.1% vs 1.5%, p<0.001). Os resultados foram consistentes em todos os grupos pré especificados.

Conclusão: 

O otamixaban não reduz a incidência de eventos isquêmicos e aumenta o sangramento em comparação com a heparina mais eptifibatide em pacientes cursando uma síndrome coronária aguada sem supradesnível do segmento ST que receberam estratégia invasiva.

Comentário editorial:

O otamixaban será descontinuado em vista dos resultados deste trabalho. Outros trabalhos com os novos anticoagulantes também não mostraram resultados positivos no contexto das síndromes coronárias agudas sem supradesnível do segmento ST , isto indicaria que a antiagregação plaquetária tem um papel mais importante que a anticoagulação neste cenário. 

Ler artigo

Descargar (PDF, Unknown)

P. Gabriel Steg
2013-09-02

Título original: Anticoagulation With Otamixaban and Ischemic Events in Non–ST-Segment Elevation Acute Coronary Syndromes The TAO Randomized Clinical Trial.

 

*

Top