LINC: O dispositivo LUCAS não logrou mostrar benefício em pacientes com paro cardíaco.

Cada ano entre 300000 e 400000 pessoas sofrem de uma parada cardíaca extrahospitalar em Europa. Somente entre  5 e 7% destes pacientes sobrevivem e são dados de alta. A recomendação  de guias de reanimação cardiopulmonar é realizar compressões torácicas manuais com poucas interrupções sempre que for possível. As compressões torácicas manuais só conseguem entre 20-30% do fluxo sanguíneo normal e são difíceis de manter por períodos prolongados.

A compressão mecânica torácica com o dispositivo LUCAS tem demonstrado um aumento de fluxo sanguíneo em estudos experimentais.

O objetivo do estudo foi demonstrar superioridade em termos de supervivência com o dispositivo LUCAS vs compressões torácicas manuais em pacientes com parada cardíaca extra hospitalar.

Foram incluídos 1300 pacientes submetidos a reanimação com o dispositivo LUCAS e 1289 com reanimação convencional. Os resultados mostraram que a sobrevida às 4 horas foi similar (23.6% vs 23.7%) do mesmo modo que a evolução neurológica em 1 e 6 meses.

 Conclusão:

 

A compressão mecânica com o dispositivo LUCAS em combinação com a desfibrilação durante as compressões não demonstrou superioridade em termos de sobrevida a 4 horas ou recuperação neurológica posterior.

Descargar (PDF, Unknown)

Sten Rubertsson
2013-09-02

Título original: LINC—A multicenter randomized trial comparing a mechanical CPR algorithm using LUCAS vs manual CPR in out-of-hospital cardiac arrest patients.

*

Top