ACC 2020 Virtual | Primeiros resultados da Evolut em baixo risco com anatomia bicúspide

Os resultados iniciais deste trabalho apresentado de forma virtual durante as sessões científicas do congresso da ACC 2020 sugerem que os pacientes com estenose aórtica severa e anatomia bicúspide podem ser tratados com a válvula autoexpansível Evolut. 

Este é um estudo pequeno que apresenta os resultados com seguimento feito a 30 dias. Ainda há muito caminho a percorrer. A taxa de mortalidade e AVC incapacitante foi de 1,3% e a de AVC não incapacitante foi de 3,3%, muito parecida à observada nos trabalhos de pacientes de mais alto risco com anatomia normal da valva. 

O seguimento a longo prazo será a chave para saber se o TAVI é justificável nestes pacientes com anatomia desafiante que podem ser perfeitamente operados de maneira convencional. 

Esta foi uma população muito selecionada e foram especialmente excluídos os pacientes muito jovens (< 60 anos). Além disso, a taxa de necessidade de marca-passo com o TAVI (14,7%) quase triplicou a relatada com a cirurgia convencional (5%).

Título original: Primary results from the Evolut Low-Risk Bicuspid Study.

Referência: Ramlawi B et al. ACC 2020 virtual.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top