ACC 2020 Virtual | TWILIGHT-COMPLEX: monoterapia de ticagrelor nas angioplastias mais “perigosas”

Os achados originais do TWILIGHT em mais de 9000 pacientes submetidos a angioplastia foram apresentados no ano passado no congresso TCT e mostraram uma redução absoluta de risco de 3,1% dos sangramentos BARC 2, 3 ou 5 sem incremento da mortalidade, dos infartos ou dos AVC nos pacientes medicados que receberam ticagrelor e placebo vs. ticagrelor e aspirina. Todos haviam recebido previamente 3 meses de dupla antiagregação e nesse período não tinham apresentado nem eventos trombóticos nem hemorrágicos. 

Agora foi apresentado o TWILIGHT-COMPLEX no ACC 2020 virtual e simultaneamente publicado no J Am Coll Cardiol. Neste estudo fez-se foco em 2343 pacientes do TWILIGHT original que tinham sido submetidos a angioplastias complexas definidas como: 3 vasos tratados (9,1%), ≥ 3 lesões tratadas (29,9%), mais de 60 mm de comprimento total com stent (51,8%), bifurcações com 2 stents (10,7%), uso de algum tipo de dispositivo de aterectomia (10,4%), tronco da coronária esquerda (15,1%), ponte venosa ou arterial (6,9%) e oclusão total crônica (19%).

Em comparação com a população geral do TWILIGHT os pacientes deste estudo foram mais idosos, tendo mais frequentemente insuficiência renal, anemia ou síndrome coronariana aguda como apresentação clínica. 

O desfecho primário de sangramento BARC 2, 3 ou 5 nestes pacientes com angioplastias complexas foi de 4,2% no grupo monoterapia de ticagrelor vs. 7,7% nos pacientes com dupla antiagregação (uma redução similar à dos pacientes com angioplastias simples). Achados similares foram observados quando foram considerados somente os sangramentos maiores (BARC 3 a 5).


Leia também: ACC 2020 Virtual | Primeiros resultados da Evolut em baixo risco com anatomia bicúspide.


De forma similar ao que ocorreu com a população geral, tampouco foram observadas diferenças em termos de morte, infarto ou AVC entre a monoterapia de ticagrelor e a dupla antiagregação, bem como de trombose definitiva ou provável. 

Título original: Ticagrelor with aspirin or alone after complex PCI: the TWILIGHT-COMPLEX analysis.

Referência: Dangas G et al. J Am Coll Cardiol. 2020; Epub ahead of print y presentado en el ACC 2020.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

Sua opinião nos interessa. Pode deixar abaixo seu comentário, reflexão, pergunta ou o que desejar. Será mais que bem-vindo.

*

Top