SCAAR: Heparina vs bivalirudina em pacientes com infarto sem supra desnível do segmento ST.

Foram avaliados 41537 pacientes que ingressaram com infarto sem supra desnível do ST incluídos no registro SCAAR e que não receberam inibidores da glicoproteína IIBIIIA divididos em dois grupos: 31351 pacientes que receberam heparina vs 10186 que receberam bivalirudina. Ajustaram-se as características basais dos dois grupos utilizando propensity score com a exceção do número de stents implantados que depois do ajuste continuou sendo significativo. Não foram observadas diferenças significativas entre heparina e bivalirudina em mortalidade tanto na análise global como na de subgrupos. 

Conclusão: este grande estudo observacional não pôde demonstrar superioridade da bivalirudina sobre a heparina na ausência de inibidores da glicoproteína IIBIIIA. 

Comentário editorial: tal vez a elevada taxa de acesso radial e a ausência dos inibidores da glicoproteína possam explicar que a bivalirudina não tenha mostrado vantagens, fundamentalmente em sangramento.

Oskar Angeras
2013-05-21

Título original: Heparin versus bivalirudin in patients with NSTE-ACS undergoing PCI. A report from the Swedish coronary angiografy and angioplasty registry (SCAAR). 

*

Top