DEMONSTR8: melhor cobertura endotelial por OCT para o novo DES

Ainda existe preocupação respeito da segurança dos stents farmacológicos (DES) devido à possibilidade de trombose tardia e muito tardia. A dupla anti agregação plaquetária está recomendada por un ano para os pacientes que recebem DES. O objetivo deste estudo foi provar a não inferioridade de um novo stent farmacológico em termos de cobertura endotelial aos 3 meses por tomografia de coherência óptica (OCT) comparado a um stent convencional em um mês. Este novo dispositivo de cromo cobalto sem polímero possui reservatórios para a droga que é um composto de porsirolimus. O estudo incluiu 19 pacientes que receberam o novo stent farmacológico e 19 que receberam BMS e foram acompanhados com OCT em um mês, 3 meses e um ano. Observou-se uma cobertura endotelial de 99.7% para o novo stent farmacológico e de 99.5% com o BMS (p para não inferioridade <0.0001). 

Conclusão: este estudo demostrou que o novo stent farmacológico é não inferior a um BMS em termos de cobertura endotelial e superior a este en reduzir o engrossamento intimal. Sendo a cobertura um potente predictor de trombose pode ser seguro administrar a dupla anti-agregacao apenas por 3 meses.

Francesco Prati
2013-05-22

Título original: Randomized comparison between a novel DES and BMS to assess neointimal coverage by OCT evaluation – The DEMONSTR8 study.

*

Top