HATTRICK-OCT: cobertura de struts com polímero biodegradável vs permanente

A re-endotelização tardia dos stents farmacológicos de 1ª geração pode predispor a trombose. Tanto o fármaco como o polímero da plataforma, podem afetar a velocidade com que isto ocorre. Este é um estudo prospectivo e multicêntrico que randomizou 44 pacientes com síndromes coronárias agudas a receber o stent eluidor de sirolimus com polímero bioabsorvível vs o stent eluidor de zotarolimus com polímero permanente. O recobrimento dos struts foi avaliado por OCT e a resposta vasodilatadora por reserva de fluxo coronário.

Não houve diferenças nas características clínicas dos pacientes, mas foi observada uma diferença significativa em favor do stent com polímero bioabsorvível na quantidade de struts não cobertos por OCT (189/3.9% vs 495/8.9%, p<0.001) da mesma forma que na quantidade de struts mal posicionados (126/2.6% vs 292/5.3%, p<0.001). 

Conclusão: O stent eluidor de sirolimus com polímero bioabsorvível mostrou os struts melhor cobertos por endotélio aos 3 meses da angioplastia em comparação com o stent eluidor de zotarolimus com polímero permanente.

Descargar (PDF, Unknown)

Tuomas Kiviniemi
2013-05-22

Título original: Early vascular healing of hybrid sirolimus-eluting stents with bioabsorbable polymer versus zotarolimus-eluting stents with durable polymer – HATTRICK-OCT Trial. 

*

Top