EXPAND: ampliando as indicações das plataformas bioabsorvíveis

Existe pouca informação acerca dos dispositivos vasculares bioabsorvíveis em pacientes com diâmetro de referência ≥ 4 mm, lesões longas, bifurcadas, calcificadas ou instáveis. O registro BVS-Expand é um estudo unicêntrico que testa a segurança e eficácia deste dispositivo nas populações anteriores (mundo real).

O objetivo primário foi a ocorrência de MACE (morte cardíaca, infarto, cirurgia de emergência ou revascularização da lesão alvo) no seguimento em 12 meses. Entre setembro de 2012 e abril de 2013 trataram-se 174 pacientes com este dispositivo dos quais 132 apresentavam lesões consideradas complexas que se encontram fora dos protocolos para o uso da plataforma. 30% dos pacientes apresentavam múltiplos vasos, 25% lesões em bifurcação, 8% oclusões totais e 35% overlap do dispositivo (comprimento médio das lesões 20.3 mm). A taxa de êxito de implante do dispositivo foi de 96%, com uma ocorrência baixa de MACE (1%).

Conclusão: Este é o primeiro estudo a demonstrar que é seguro e eficaz o implante de plataformas bioabsorvíveis em pacientes com lesões complexas. No seguimento em 30 dias só foi reportado um evento. Dada a navegabilidade do dispositivo e o tipo de lesões é necessário um maior tempo de procedimento, utilizar guias de maior suporte e realizar uma boa pré-dilatação.

Descargar (PDF, Unknown)

Robert-Jan van Geuns, MD.
2013-05-22

Título original: Bioresorbable vascular scaffold EXPAND: first results of wide clinicalapplications 

*

Top