A pré-dilatação do ramo lateral nas lesões em bifurcação

A estratégia simples com stent provisório é atualmente a preferida para tratar as lesões em bifurcação, porém o implante de stent no ramo principal pode comprometer o ramo lateral ou inclusive ocluir-se. A pré-dilatação do ramo lateral poderia baixar as chances de se produzir este compromisso. Foram incluídos 372 pacientes com lesões em bifurcação (Medina 111, 011 y 101), a técnica a utilizar foi stent provisório com DES. Logo de passar o guia ao ramo lateral realizou-se uma randomização 1:1 a pré-dilatação do mesmo ou não. O critério de avaliação primário foi o fluxo TIMI no ramo lateral pós implante do stent no ramo principal. Observou-se uma diferença significativa na necessidade de pós dilatação do ramo lateral em favor do grupo pré-dilatação (68 vs 100, p=0.001) e também no fluxo TIMI pós implante do stent. 

Conclusão: A pré-dilatação do ramo lateral nas lesões em bifurcação com técnica de stent provisório melhora o fluxo TIMI do ramo lateral pós implante do stent e, portanto a necessidade de resgatar o ramo mencionado.

Descargar (PDF, Unknown)

Manuel Pan
2013-05-23

Título original: Pre-dilation of side branch during percutaneous treatment of bifurcation lesions with provisional T-stenting. 

*

Top