PATA

A aspiração manual de rotina nos pacientes cursando uma síndrome coronária aguda com supradesnível do segmento ST melhora a perfusão miocárdica de acordo a parâmetros não invasivos. A avaliação invasiva da microcirculação não tem sido adequadamente estudada neste grupo de pacientes. O objetivo deste estudo foi comparar o efeito da tromboaspiração manual na perfusão de acordo ao índice de resistência da microcirculação (IRM).

Este estudo incluiu 128 pacientes cursando um infarto com supradesnível do segmento ST dentro das 12 horas de iniciados os sintomas sendo randomizados a tromboaspiração manual ou não durante a angioplastia primária. Posteriormente foi calculado o IMR com pressurewire em situação de hiperemia. Não foram observadas diferenças entre os grupos no fluxo epicárdico final, porém foi observada uma redução relativa de 32% nos valores de IMR no grupo tratado com tromboaspiração da mesma forma que uma maior resolução do ST e um melhor BLUSH miocárdico. A ocorrência de MACE foi significativamente menor no grupo tromboaspiração (3.9% vs 13.5%, p=0.045).

Conclusão: a aspiração manual durante a angioplastia primária reduz a resistência da microcirculação indicando uma melhora na perfusão miocárdica. No seguimento clínico em 9 meses a incidência de eventos foi menor com tromboaspiração.

Descargar (PDF, Unknown)

Dejan Orlic, MD.
2013-05-23

Título original: The randomised physiologic assessment of thrombus aspiration in patients with STEMI: PATA – STEMI Study. 

*

Top