ACC 2021 | A denervação renal se reafirma com o RADIANCE-HTN TRIO

A denervação renal guiada por ecografia intravascular reduz significativamente a pressão arterial sistólica em comparação com o procedimento encoberto segundo este novo estudo apresentado no congresso do ACC 2021 e simultaneamente publicado na revista The Lancet.

A denervação renal reduz a pressão sistólica ambulatorial diurna em 8 mmHg vs. 3 mmHg no ramo procedimento encoberto. Isso se traduz em uma redução média de 4,5 mmHg, o que representa uma redução significativa (p = 0,02).

Além disso, observaram-se reduções significativas na pressão sistólica ambulatorial de 24 horas, na pressão noturna e na pressão sistólica de consultório. 

Todos os pacientes incluídos no trabalho se encontravam tratados com uma combinação de ao menos 3 drogas (uma das quais devia ser um diurético) e apesar disso não conseguiam reduzir a pressão sistólica a menos de 150 mmHg. 

Após a desilusão com o SYMPLICITY HTN-3 a técnica se refinou muito e começaram a surgir estudos com resultados positivos. O dispositivo utilizado no RADIANCE-HTN TRIO é ajudado por ultrassom para realizar 2 ou 3 aplicações circunferenciais de 7 segundos na artéria renal. 

Todos os pacientes elegíveis para o estudo eram mudados a um esquema de drogas fixo que incluía um bloqueador cálcico, um inibidor do receptor de angiotensina e um diurético tiazídico. Se após 4 semanas de uso deste esquema continuassem com a pressão ambulatorial diurna acima de 135/85 mmHg eram randomizados a denervação guiada por ultrassom vs. procedimento encoberto. 


Leia também: ACC 2021 | Dispositivos eluidores de paclitaxel em doença periférica.


Em total foram incluídos 989 pacientes, dos quais somente 69 foram finalmente randomizados a denervação e 67 a procedimento encoberto. Ditos números são atribuídos sobretudo ao fato de após o período de 4 semanas ter sido possível alcançar as metas de pressão arterial. 

Dois meses após o procedimento o braço ativo experimentou uma redução significativa de todas as variáveis de pressão arterial, inclusive do desfecho primário de pressão arterial ambulatorial diurna. 

O único evento adverso foi um pseudoaneurisma no lugar de punção femoral no braço denervação.  

Descargar (PDF, Unknown)

Título original: Ultrasound renal denervation for hypertension resistant to a triple medication pill (RADIANCE-HTN TRIO): a randomized, multicenter, single-blind, sham-controlled trial.

Referência: Azizi M et al. Presentado en el congreso de la ACC 2021 y publicado simultáneamente en Lancet 2021; Epub ahead of print. DOI:https://doi.org/10.1016/S0140-6736(21)00788-1.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

*

Top