ACC 2021 | TALOS-AMI: desescalar a clopidogrel depois de 1 mês de ticagrelor

Depois de um mês de dupla antiagregação plaquetária (DAPT) com aspirina e ticagrelor, observa-se um benefício clínico claro com a desescalada a clopidogrel em pacientes submetidos a angioplastia por um infarto agudo do miocárdio

ACC 2021 | TALOS-AMI: desescalar luego de 1 mes de ticagrelor a clopidogrel

Debatemos as vantagens e desvantagens de desescalar de um potente antiagregante plaquetário como o ticagrelor ao clopidogrel desde a apresentação do estudo TOPIC no EuroPCR de 2017.

O que começa a ganhar evidência nos estudos é algo que vem ocorrendo de fato na prática clínica. Muitas vezes por razões de custo, embora também por tolerância ou sangramento, os cardiologistas (ou inclusive os próprios pacientes) mudam de ticagrelor para clopidogrel. 

Para o estudo TALOS-AMI os autores incluíram 2697 pacientes da Coreia que cursaram um infarto agudo do miocárdio e que tinham recebido 1 mês de DAPT com ticagrelor e aspirina sem complicações. Os pacientes foram randomizados a desescalar a clopidogrel e aspirina (n = 1349) ou continuar com ticagrelor e aspirina (n = 1348). 

Mais da metade dos infartos foram com elevação do ST. 

Após 2 semanas não foi observada nenhuma morte ou trombose do stent no braço que migrou a clopidogrel. 


Leia também: ACC 2021 | LAAOS III: Oclusão do apêndice atrial esquerdo durante uma cirurgia vascular central.


O desfecho primário combinado de morte cardiovascular, infarto, AVC ou sangramento BARC 2, 3 ou 5 foi praticamente de menos da metade no braço que migrou a clopidogrel vs. o braço que continuou com ticagrelor (4,6% vs. 8,2%; HR 0,55; IC 95% 0,40 a 0,76).

Esta diferença foi conduzida por uma taxa muito menor de sangramentos (3,0% vs. 5,6%; HR 0,52; IC 95% 0,35 a 0,77) sem que haja diferenças ao observar somente os eventos isquêmicos. 

Estes resultados se mantiveram constantes em todos os subgrupos analisados, incluindo a apresentação clínica (com ou sem supradesnivelamento do ST), gênero, idade, diabetes, fração de ejeção ou filtração glomerular.

Título original: A prospective, multicenter, randomized, open-label trial to compare efficacy and safety of clopidogrel versus ticagrelor in stabilized patients with acute myocardial infarction after percutaneous coronary intervention.

Referência: Chang K et al. Presentado en el congreso de la ACC 2021.


Subscreva-se a nossa newsletter semanal

Receba resumos com os últimos artigos científicos

*

Top