CHAMPION PHOENIX: O Cangrelor comparado com o clopidogrel melhora a eficácia sem aumentar o sangramento nos pacientes sometidos a angioplastia

Fundamentos: os agentes antiplaquetários orais têm como limitação a sua duração de ação e a biodisponibilidade. O cangrelor é um inibidor da ADP intravenosa que tem um efeito potente, rápido e reversível em 1 hora, com a vantagem da administração intravenosa que reduz a variabilidade na biodisponibilidade do fármaco. O estudo foi desenhado para comparar a eficácia e perfil de segurança do cangrelor com o tratamento padrão para os pacientes que requerem uma intervenção coronária percutânea (PCI). 

Métodos e resultados: um estudo multicêntrico aleatorizado, duplo cego no que o critério de avaliação primário de eficácia foi um composto de morte, infarto, revascularização guiada por isquemia, trombose do stent dentro das 48 horas. Foram incluídos 11.145 pacientes sometidos a angioplastia eletiva ou urgente (cardiopatía isquémica estável, síndromes coronários agudos com e sem supradesnível do segmento ST) a receber cangrelor bolo mais infusão ou uma dose de 600 mg ou 300 mg de clopidogrel. As caraterísticas clínicas foram similares entre os grupos. O ponto final primário foi de 4,7% no grupo cangrelor e de 5,9% no grupo de clopidogrel (p = 0,005). A trombose do stent e o infarto foram menores no grupo cangrelor, sem diferenças na hemorragia maior entre grupos.

Conclusões: no estudo CHAMPION PHOENIX a administração de cangrelor reduziu significativamente em um 22% o ponto final combinado de morte e infarto. O critério de avaliação secundário de trombose do stent às 48 horas reduziu-se em 38%, e estes benefícios mantiveram-se durante 30 dias. Não houve diferenças no sangramento e/ ou aumento da necessidade de transfusão entre os grupos.

Ler artigo

Descargar (PDF, Unknown)

Deepak Bhatt
2013-03-12

Título original: A Clinical Trial Comparing Cangrelor to Clopidogrel Standard Therapy in Subjects Who Require Percutaneous Coronary Intervention (PCI) (CHAMPION PHOENIX)

*

Top