Possível benefício da esplerenona em pacientes com infarto agudo de miocárdio sem disfunção ventricular.

Fundamento: Avaliar se a administração de esplerenona 24 horas depois de um infarto agudo de miocárdio (IAM) em pacientes sem insuficiência cardíaca, reduz a mortalidade e a morbilidade cardiovascular. 

Métodos e resultados: o estudo randomizou 612 pacientes com o objetivo de avaliar a segurança e eficácia do tratamento precoce com esplerenona em pacientes com IAM. O critério de comparação primário foi um combinado de mortalidade cardiovascular, re-hospitalização, hospitalização prolongada devido a insuficiência cardíaca, taquicardia ventricular sustentada ou fibrilação ventricular, fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEY) menor de 40 % 1 mês depois da randomização e os níveis de BNP 1 mês depois da randomização. Depois de um acompanhamento médio de 10,5 meses observou-se uma redução do critério de avaliação primário (29,6% placebo vs 18,4% esplerenona; p <0,0001). Este benefício ocorreu principalmente pela redução de BNP. Não houve diferença na incidência de hipercalcemia entre os grupos. 

Conclusões: Este estudo mostra o tratamento com esplerenona, comparado com o placebo, proporciona um benefício adicional quando foi iniciado em um máximo de 24 horas após o início dos sintomas nos pacientes com infarto agudo de miocárdio com supradesnível do segmento ST sem disfunção ventricular.

Descargar (PDF, Unknown)

Gilles Montalescot
2013-03-12

Título original: Early Eplerenone Treament in Patients with Acute ST-Elevation Myocardial Infarction Without Heart Failure: Results of the Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled REMINDER Trial.

*

Top