PARTNER grupo A em 3 anos. Continua o benefício.

O PARTNER Grupo A randomizou 699 pacientes de idade avançada (idade média 84,1) com estenose aórtica grave para TAVI ou cirurgia convencional em 26 centros. O grupo de pacientes que recebeu TAVI foi dividido em dois grupos: procedimento transfemural (244 pacientes) ou procedimento transapical (104 pacientes). Depois de um ano, a mortalidade foi similar, mas os acidentes vasculares cerebrais e ataques isquêmicos transitórios (TIA) foram significativamente maiores no grupo TAVI. Nos resultados em dois anos, a regurgitação aórtica paravalvular foi objeto de um grande debate, mostrando que a regurgitação mesmo insignificante é associada com uma maior mortalidade. 

Em três anos, a mortalidade por todas as causas foi quase idêntica nos dois grupos com 44,8% para o grupo cirúrgico e 44,2% no grupo TAVI (p = 0,483). As taxas de AVC, que divergiram ao início do estudo não foram diferentes em três anos (8,2% no grupo com TAVI e 9,3% no grupo cirúrgico; p = 0,763). O desfecho combinado (morte por qualquer causa e acidente vascular cerebral) foi 47,1% no grupo com TAVI e 45,9% no grupo cirúrgico (p = 0,83). Regurgitação aórtica paravalvular insignificante, moderada ou grave se manteve significativamente diferente entre os dois grupos em um, dois e três anos a favor do grupo cirúrgico (p <0,001). A mortalidade dos pacientes com insuficiência aórtica moderada a grave foi maior que os pacientes com ou sem regurgitação (60,8% em contraste com 35,3%, respectivamente). Mesmo os pacientes com insuficiência insignificante tinham uma maior mortalidade após três anos, 44,6%. 

Conclusão: em 3 anos, os pacientes com estenose aórtica sintomática grave com alto risco cirúrgico que receberam cirurgia convencional ou TAVI:

1) Não houve diferenças na mortalidade por todas as causas entre os dois grupos.

2) A melhora sintomática foi similar entre os dois grupos e se manteve ao longo dos três anos.

3) Em 3 anos, os acidentes vasculares cerebrais foram similares entre os dois grupos, embora com um maior número de eventos periprocedimento no grupo TAVI.

4) O gradiente e a área de válvula foram similares entre os dois grupos. 

5) Mesmo a regurgitação aórtica insignificante paravalvular foi associada com um aumento da mortalidade.

Vinod Thourani
2013-03-11

Título original: Three-Year Outcomes after Transcatheter or Surgical Aortic Valve Replacement in High-Risk Patients with Severe Aortic Stenosis.

 

*

Top