TRILOGY Trial: o primeiro estudo em grande escala a avaliar a função plaquetária em síndromes coronarianas agudas.

O TRILOGY ACS apresentado no ESC 2012 é um estudo randomizado e duplo cego que incluiu 10.300 pacientes e comparou a administração de aspirina+cloplidogrel em contraste com aspirina+prasugrel em pacientes internados devido a síndromes coronarianas agudas sem supradesnivel do segmento ST com uma estratégia inicialmente conservadora. O estudo concluiu que a administração de prasugrel não diminuiu os eventos isquêmicos comparado com o clopidogrel. No TCT 2012 foi apresentou o subestudo dos pacientes que receberam estratégia invasiva nos quais o prasugrel diminuiu a taxa de eventos isquêmicos combinados (redução do risco relativo de 23%) com uma tendência a maior hemorragia. A presente análise também tentou validar o impacto da análise de função plaquetária e a sua relação com os eventos clínicos. Foi utilizado o teste VerifyNow ® com múltiplas medições no acompanhamento. O objetivo foi caracterizar as diferenças de reatividade plaquetária entre os pacientes tratados com prasugrel 10 mg, prasugrel 5 mg (> de 75 anos e < de 60 kg.) e clopidogrel. Foi observada uma menor reatividade plaquetária com prasugrel, especialmente naqueles que receberam 10 mg. Não houve relação entre reatividade plaquetária e eventos isquêmico nesse grupo de pacientes tratados de forma conservadora.

Conclusão: o prasugrel não tem impacto clínico nos pacientes com síndromes coronarianas agudas não ST tratados clinicamente e o teste de reatividade plaquetária não teve relação com os eventos clínicos.

Comentário editorial: A análise da reatividade plaquetária não ofereceu benefícios neste e em outros estudos, portanto não parece ser necessária na prática clínica. O prasugrel deveria se preferido ao clopidogrel naqueles pacientes nos quais se planeja uma estratégia invasiva.

Ler articulo

Descargar (PDF, Unknown)

Paul Gurbel
2012-11-04

Título original: First Large-Scale Platelet Function Evaluation in an Acute Coronary Syndromes Trial – The TRILOGY ACS Platelet Function Sub-study.

*

Top