FORWARD Trial:

A fibrilação auricular (FA) é uma arritmia muito predominante e nenhuma droga, dispositivo ou técnica de ablação se mostrou completamente efetiva no seu tratamento. Os ácidos graxos ômega 3 têm efeitos eletrofisiológicos, de modulação autonômica e são anti-inflamatórios. Isto acima, associado com boa tolerância, torna os interessante para testar no contexto da FA. Foram randomizados 586 pacientes para receber 1 g/dia de Ômega-3 ou placebo. O objetivo primário de eficácia foi a permanência em ritmo sinusal. Em 12 meses de acompanhamento a sobrevida livre de FA foi semelhante entre os dois grupos de HR: 1,28 (0,77-1,89); p=0,1.

Conclusão: A suplementação com Ômega 3 não desempenha um papel importante na prevenção secundária da FA.

Comentário editorial: Este estudo que finalmente randomizou menos da metade dos pacientes previstos, as baixas doses de Ômega 3 utilizadas com em relação aos estudos anteriores, o baixo risco de recorrência dos pacientes e os 60% de uso de amiodarona fez que os seus resultados apresentassem muitas limitações. Apesar das limitações, os Ômega 3 não parecem ter efeito claro sobre a FA nem na prevenção secundária nem em outros contextos. 

Descargar (PDF, Unknown)

Alejandro Macchia
2012-11-05

Título original: Randomized, double blind, placebo-controlled, study to test the efficacy of n-3 PUFA for the maintenance of normal sinus rhythm in patients with previous atrial fibrillation – FORWARD Trial.

*

Top