Os anticorpos monoclonais para o tratamento da dislipidemia em doentes com doses máximas de estatinas.

As estatinas são o tratamento de primeira linha da hipercolesterolemia; no entanto, existem pacientes que não conseguem atingir as metas, apesar de doses máximas ou porque ocorrem efeitos adversos. O anticorpo monoclonal RN316 se liga à proteína PCSK9 aumentando a desobstrução de LDL. Este estudo randomizou 135 pacientes com um LDL médio de 120 mg/dl apesar de dose máximas de estatinas para receber 4 regimes diversos de dose de RN316 por via endovenosa cada 4 semanas por um período de 12 semanas. Observou-se no grupo tratado uma redução significativa de 20-60% do nível de LDL. A intolerância ao tratamento atingiu 29%, sobretudo em doses mais elevadas.

Conclusão: RN316 reduz significativamente o LDL em pacientes com dose máxima de estatinas.

Comentário editorial: Embora o efeito pareça promissor, faltam estudos que demonstrem uma redução de eventos clínicos. A via de administração endovenosa e os 29% de efeitos adversos sugerem que a aderência ao tratamento será difícil. 

Ler resumo

Descargar (PDF, Unknown)

Barry Gumbiner
2012-11-05

Título original: Effects of 12 Weeks of Treatment with RN316 (PF-04950615), a Humanized IgG2Δa Monoclonal Antibody Binding Proprotein Convertase Subtilisin Kexin Type 9, in Hypercholesterolemic Subjects on High and Maximal Dose Statins.

*

Top