GAUSS trial: Anticorpos para o tratamento de hipercolesterolemia em pacientes intolerantes às estatinas.

As estatinas são o tratamento mais efetivo para reduzir o nível de LDL e o risco cardiovascular. De 10 a 20% dos pacientes são intolerantes a elas ou apresentam efeitos adversos em altas doses (principalmente lesão muscular). A alternativa é o ezetimibe, embora não tenha potência para reduzir o LDL, principalmente em pacientes de alto risco. 

A proteína PSCK9 está envolvida na reciclagem de LDL; o anticorpo monoclonal AMG 145 está ligado a esta proteína e aumenta a reciclagem.

Trata-se de um estudo de fase 2, randomizado e duplo cego para avaliar o AMG 145 comparado com ezetimibe e placebo em pacientes intolerantes às estatinas. Foram incluídos 160 pacientes randomizados em cinco braços (para determinação da dose).

Com 12 semanas de acompanhamento, o AMG 145 reduziu significativamente os níveis de LDL comparado com o grupo de controle. O efeito adverso mais frequente foi a mialgia (15,6%) e se foram registrados quatro eventos adversos sérios.

Conclusão: O AMG 145 reduziu o nível de LDL para níveis semelhantes aos das estatinas mais potentes em doses elevadas. Combinado com ezetimibe, reduziu o LDL a < 100 mg/dl em 90% da população.

Comentário editorial: este novo medicamento parece promissor, mas deve ser validado em estudos de Fase 3. A administração subcutânea, que poderia ser um problema de adesão, parece ser compensada pela administração a cada 4 semanas. 

Ler artigo

Descargar (PDF, Unknown)

Evan Stein
2012-11-05

Título original: Goal Achievement after Utilizing an Anti-PCSK9 Antibody in Statin Intolerant Subjects (GAUSS): Interim Results from a Randomized, Double-blind, Placebo-controlled Study

*

Top