POSEIDON: Infusão transendocárdica de células tronco mesenquimais autólogas em contraste com alogênicas em pacientes com cardiomiopatia isquêmica.

A segurança e eficácia das células tronco mesenquimais alogênicas em contraste com as autólogas não foram comparadas. Este estudo randomizou 30 pacientes com disfunção ventricular esquerda por cardiopatia isquêmica para a injeção transendocardiaca de células tronco mesenquimais alogênicas em contraste com as autólogas. No acompanhamento em 13 meses, os eventos adversos graves foram de 33.3% para o grupo alogênico em contraste com 53.3% para o grupo autólogo (p=0,46). O grupo tratado com células autólogas apresentou melhora do teste de marcha ao contrário do alogênico. Nenhum dos dois grupos melhorou o consumo de oxigênio ou a fração de ejeção.

Conclusão: trata-se do primeiro estudo que mostrou a ausência de reação aloimune significativa em pacientes que receberam células alogênicas.

Comentário editorial: a pequena amostra e a ausência de grupo de controle são as maiores limitações. No entanto, os dados de segurança da injeção de células alogênicas sem necessidade de imunossupressão são encorajadores. 

Descargar (PDF, Unknown)

Joshua Hare
2012-11-06

Título original: Randomized Comparison of Allogeneic vs Autologous Mesenchymal Stem Cells in Patients with Ischemic Cardiomyopathy (Poseidon)

*

Top