PILOT trial: Estudo piloto com dois níveis de hipotermia em sobreviventes comatosos após parada cardiorrespiratória fora do hospital.

A hipotermia é neuroprotetora porque reduz em 6% o consumo de oxigênio cerebral, suprime as reações químicas associadas com a reperfusão, reduz os radicais livres e o dano mitocondrial. Tem se mostrado útil quando executada após uma parada cardíaca e seu uso imediato poderia ser ainda mais benéfico. 

Os efeitos adversos, como arritmias cardíacas, infecções e coagulopatia provocaram o abandono dos protocolos com hipotermia moderada (28-32°C).

A hipotermia leve (32-34°C) é recomendada após parada cardiorrespiratória, mas com métodos clássicos é muito difícil manter a temperatura corporal estável, de modo que um dispositivo com feedback automático seria útil. O estudo randomizou 36 pacientes após parada cardiorrespiratória (26 ritmo passível de desfibrilação e 10 em assistolia ) fora do hospital para hipotermia a 32°C em comparação com 34°C realizado por meio da injeção de soro salino gelado seguido de implantação do cateter Icy 9.3F (ZOLL Medical Corporation, Chelmsford, MA) na veia cava inferior conectado ao console Thermogard XP Temperature Man- agement System (ZOLL Medical Corporation). A temperatura foi mantida durante 24 horas, seguida de mais 12-24 horas de reaquecimento.

O desfecho primário foi a vida livre de dependência grave (indicador de Barthel > 60 pontos) após 6 meses. 44,4% do grupo 32 C° alcançaram o desfecho primário em contraste com 11.1% do grupo 34 C° (p=0,12). Todos os que se apresentaram com assistolia faleceram no acompanhamento. Analisando apenas os pacientes com ritmo passível de desfibrilação, o resultado foi de 61% para 32 C° em contraste com 15,4% para 34 C° (p=0,0002). A incidência de complicações foi semelhante nos dois grupos.

Conclusão: Este estudo sugere a utilidade da hipotermia a 32 C° nos pacientes sobreviventes de uma parada cardiorrespiratória fora do hospital.

Comentário editorial: com muitas perguntas ainda a serem respondidas, no entanto esta parece ser uma terapia auspiciosa para este pequeno grupo de pacientes. Os resultados devem ser apoiados por estudos de maior porte.

Descargar (PDF, Unknown)

Esteban Lopez-de-Sa
2012-11-06

Título original: Pilot Trial of Two Levels of Hypothermia in Comatose Survivors from Out-of-Hospital Cardiac Arrest.

*

Top