ISAR-LEFT MAIN 2: Stents liberador de Everolimus em contraste com stent liberador de Zotarolimus no tratamento do tronco coronariano esquerdo não protegido.

Introdução: Os stents medicamentosos de segunda geração demostraram melhores resultados que os seus antecessores. Neste estudo, são comparados dois stents medicamentosos de segunda geração em pacientes com lesões de tronco coronariano esquerdo não protegido.

Métodos e resultados: 650 pacientes com lesão de tronco não protegido foram randomizados para implante de stent XIENCE V (liberador de everolimus) e stent RESOLUTE (liberador de zotarolimus). O desfecho primário foi a taxa de eventos cardíacos maiores (MACE, morte, IAM ou reintervenção do vaso tratado) após um ano de acompanhamento e a concepção foi de não inferioridade do stent RESOLUTE comparado com o XIENCE V. A margem de não inferioridade considerada foi de 9%. Aproximadamente 70% dos pacientes eram multiarteriais, enquanto 80% apresentavam lesão distal de tronco. A técnica de provisório foi usada em aproximadamente 65% dos pacientes. A taxa de MACE no grupo RESOLUTE foi de 17,5% em contraste com 14,3% no grupo XIENCE, satisfazendo o critério de não inferioridade (p=0,25). A mortalidade foi similar em ambos os grupos (5,6%), bem como a taxa de trombose e reestenose.

Conclusões: Os dois stents medicamentosos de segunda geração fora igualmente seguros e eficazes no tratamento de pacientes com lesões de tronco coronariano esquerdo não protegido. Um acompanhamento mais remoto poderá revelar dados interessantes sobre o seu desempenho e necessidade de uma prolongada dupla antiagregação plaquetária.

Descargar (PDF, Unknown)

Julinda Mehilli.
2012-10-24

Título original: ISAR-LEFT MAIN 2: A Prospective, Randomized Trial of Everolimus-Eluting vs. Zotarolimus-Eluting Stents in Patients with Unprotected Left Main Disease

*

Top