POST trial: Efeito do pós-condicionamento na reperfusão do miocárdio com uma angioplastia primária.

O pós-condicionamento isquêmico obtido por meio de uma isquemia reversível e reproduzida durante a reperfusão depois de uma lesão isquêmica prolongada, demonstrou efeitos comparáveis ao pré-condicionamento isquêmico na fase pré-clínica. Um estudo em seres humanos demonstrou uma redução dos marcadores serológicos do IAM graças ao pós-condicionamento isquêmico no contexto de angioplastia primária. Diferentes estudos com ressonância magnética demostraram resultados conflitantes com relação ao real papel do pós-condicionamento

Métodos e Resultados: O pós-condicionamento foi realizado por meio de quatro insuflações com balão de um minuto de duração com intervalos de um minuto de repouso pós-restauração do fluxo coronariano. 

O desfecho primário foi a taxa de redução completa do ST (>70%) 30 minutos pós-procedimento. Os pontos secundários foram o Fluxo TIMI, o blush miocárdico e os eventos adversos cardíacos maiores. Foram randomizados 700 indivíduos encaminhados à angioplastia primária para pós-condicionamento isquêmico em contraste com tratamento convencional. Foram excluídos, entre outros, os pacientes com choque cardiogênico ou lesão de tronco da coronária esquerda. A artéria descendente anterior foi a responsável pelo quadro em 45% dos casos. O fluxo basal TIMI 0 se apresentou em 93% dos pacientes. A resolução completa do Supra ST após 30 minutos pós ATC primária foi de 40,5 no grupo com pós-condicionamento em contraste com 41,5% no grupo de controle (p=0,49). Não foram observadas diferenças nos objetivos secundários.

Conclusões. A implantação de pós-condicionamento durante a angioplastia primária não teve efeito benéfico no curto prazo, talvez, um acompanhamento mais remoto defina o seu papel durante a angioplastia primária. 

Descargar (PDF, Unknown)

Joo-Yong Hahn
2012-10-25

Título original: A Prospective, Randomized Trial of Post-Conditioning in Patients with ST-Segment Elevation Myocardial Infarction

*

Top