POSEIDON study: Estudo prospectivo, randomizado, unicêntrico que comparou uma estratégia de hidratação escalonada para a prevenção da nefropatia induzida por contraste.

Fundamentos: A nefropatia induzida por contraste foi o tema de muitos estudos devido não apenas à morbidade relacionada com uma hospitalização prolongada (com necessidade de diálise em alguns casos), mas também a um aumento da mortalidade nestes pacientes. A estratégia preventiva com hidratação com solução salina a 0,9% de NaCl é a preferida. No entanto, a velocidade de infusão e o tempo total de hidratação continuam sendo motivo de discussão.

Métodos e Resultados: Estudo realizado em um só centro terciário dos EUA, randomizado, que avaliou pacientes submetidos à angiografia coronariana com um clearance de creatinina estimado

Os pacientes receberam uma hora antes do procedimento uma infusão de 3 ml/kg de SF 0,9%. Durante o procedimento foram selecionados de acordo com duas estratégias de prevenção de lesão aguda por contraste iodado: Uma guiada pela pressão de fim de diástole de ventrículo esquerdo avaliada (PFDVI) na Sala de Hemodinâmica mediante a colocação de um cateter Pigtail no ventrículo esquerdo (PFDVI ≤ 13mmHg, foram administrados 5 ml/kg/h, PFDVI 13-18mmHg, 3 ml/kg/h, e PFDVI >18, 1,5 ml/kg/h) e outra que consistiu na infusão convencional de SF 0,9% (1,5 ml/kg/h). Após o procedimento, ambos os grupos receberam o mesmo esquema de infusão durante mais 4 horas. Não houve diferenças entre os grupos em termos de características iniciais. 

O desfecho primário (incidência de CIN) foi 6,7% no grupo guiado por PFDVI e 16,3% no grupo de controle (p = 0,005). O volume de hidratação administrado foi de 1711 ml no grupo PFDVI em contraste com. 807 no grupo de controle (p<0,001). Não se registrou nenhuma diferença nos resultados clínicos considerados: morte (0 em contraste com 1,5%, p=0,25), infarto (0,5 em contraste com. 2%, p=0,37) e a necessidade de diálises (0,5 em contraste com 1,5%, p=0,62) nos grupos guiado pela PFDVI e controle, respectivamente. Nos pacientes que apresentaram uma lesão renal por contraste na sua evolução, a probabilidade de diálises foi de 10% dos casos e a morte de 5% dos pacientes. A hidratação teve de ser suspensa em 1,5% dos casos em cada grupo.

Conclusões: A hidratação guiada por PFDVI produziu em uma redução relativa de 59% (10% de redução absoluta) da incidência de lesão renal aguda induzida por meios de contraste. Trata-se de uma estratégia segura e eficaz.

Comentário editorial: A hidratação agressiva e intensa pressupõe um benefício evidente para a prevenção de uma complicação que ocorre quando aumenta a concentração do meio de contraste em nível do parênquima renal. Vários estudos têm sugerido o benefício da utilização de um dispositivo que hidrata com um grande volume (e remova o líquido ao mesmo tempo). No entanto, nesses casos sempre foi questionada a sua viabilidade prática. A colocação de um cateter pigtail no ventrículo esquerdo implica simplificar e a sua aplicação, acompanhado por estes resultados, é interessante. 

Descargar (PDF, Unknown)

Somjot Brar
2012-10-25

Título original: A Prospective, Randomized Trial of Sliding-Scale Hydration for Prevention of Contrast Nephropathy. POSEIDON study

 

*

Top